O fechamento de câmbio é o procedimento no qual ocorre a conversão de moedas estrangeiras em uma transação internacional de compra ou venda, envolvendo bens ou serviços.
Esse processo é essencial para determinar a taxa de câmbio e finalizar a operação financeira entre as partes envolvidas.
Obtenha suporte especializado em Gestão Aduaneira!
Existem três modalidades de habilitação de radar: ilimitada, limitada e expressa. Saiba mais sobre cada uma:
Para receber auxílio no fechamento de câmbio em Curitiba, comece pela decisão sobre a modalidade de câmbio mais adequada, compreendendo as taxas e impostos envolvidos.
Para mais informações e auxílios, entre em contato com o Grupo Casco, uma empresa especializada em fechamento de câmbio!
Existem três modalidades de habilitação de radar: à vista, antecipado e a prazo. Saiba mais sobre cada uma:
Na fase de contratação, a moeda internacional é convertida para a moeda brasileira por uma instituição autorizada pelo Banco Central. O fechamento de câmbio, correspondente a essa etapa, pode ocorrer até 180 dias antes do embarque na exportação, com diferentes tipos de contratos abrangendo diversas operações.
Bancos e corretoras têm liberdade para negociar taxas de câmbio com os clientes. Na venda de bens/serviços, é apresentado documentos relacionados ao embarque para a cobrança no exterior pelo Banco Central. Na compra, o banco recebe a cobrança internacional e a empresa realiza o pagamento.
A fase de liquidação, a última do processo, envolve a transferência efetiva da moeda estrangeira entre os bancos do exportador e importador. O fechamento de câmbio é concretizado com a conversão das moedas, pelo qual ocorre o crédito ou débito da moeda estrangeira entre as partes, e a instituição realiza a transferência internacional por meio do SWIFT.
As documentações requeridas variam conforme a solicitação específica do banco ou corretora:
Institucional
Nossas unidades
Paraná
São Paulo
Santa Catarina
Desenvolvido por Agência Incom.