Mercados emergentes, diversificação de destinos de exportação e busca por novas oportunidades

A busca por novos mercados, analisando cautelosamente cenários econômicos, fatores políticos e tendências de consumo, oferece oportunidades únicas para crescimento e inovação. Diversificar os destinos de exportação é essencial para garantir uma boa saúde financeira.

De acordo com números divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a China é o principal destino das exportações brasileiras. Em 2023, os chineses compraram 30% de tudo o que o Brasil vendeu. Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar, depois vem a Argentina. Porém, em três continentes há países que despontam como perspectivas interessantes para as nossas exportações.

Mercados emergentes

Na Ásia, a Índia possui uma classe média emergente e pode ser o enfoque ideal para quem busca exportar tecnologia, saúde e energia renovável. Vietnã, Indonésia e Filipinas também são mercados muito promissores. Na África, a Etiópia demonstra interesse em setores como agricultura, manufatura e tecnologias, enquanto a Nigéria oferece oportunidades relacionadas ao petróleo, gás, agricultura e tecnologia. Aqui na América do Sul destacam-se a Colômbia com os setores agrícola e de mineração, além do Peru, que mostra crescimento na agricultura e na pesca.

Setores com grande oportunidades

De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), as exportações brasileiras do agronegócio bateram recorde em 2023, atingindo US$ 166,55 bilhões. O setor foi responsável por 49% da pauta exportadora total brasileira em 2023. Porém, ainda há outros setores que se mostram promissores, como o de calçados, máquinas e equipamentos e de serviços. Agregar valor aos produtos exportados também é essencial.

Os caminhos para explorar todo esse potencial brasileiro no comércio exterior passam por celebrar mais acordos de livre comércio, capacitar mais empresas para exportar e ampliar o financiamento para as exportações. Para se aventurar no mercado exterior é preciso avaliar com cuidado o perfil do mercado, conhecer os concorrentes e saber qual público terá acesso ao seu produto.

Evite dificuldades na negociação, observando a formação de preço da exportação de maneira criteriosa, considerando todas as despesas envolvidas no processo. Atenha-se à documentação conforme estabelecida pela Receita Federal, demais órgãos e acordos comerciais internacionais. Entender essas dinâmicas é crucial para identificar mercados promissores. Conte com o Grupo Casco ao expandir suas fronteiras comerciais. Converse com nossos consultores e saiba o que podemos fazer por você.

Com informações da ApexBrasil.

“Afinal, quem se importa, Importa ou Exporta com a Casco.”

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